Por que fazer esse curso?

  • Este curso foi projetado com o objetivo de te ajudar a compreender o contexto inicial e os fundamentos relacionados aos Massive Open Online Courses (MOOCs).
  • O termo MOOC foi utilizado, inicialmente, em 2008, mas ele não é estático e diferentes tipos de cursos têm surgido a cada ano.
  • Milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, já realizaram ou estão realizando algum curso, por algum motivo.
  • Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem as origens, os princípios e os fundamentos dos MOOCs.
  • Quais benefícios ou valores os MOOCs podem trazer para a minha vida, pessoal ou profissional?
  • E, de forma geral, o que significa ensinar e aprender em um mundo conectado?
  • Pensando nisso, este curso foi projetado para o público em geral. Trata-se de um meta-MOOC, ou seja, um MOOC para falar de MOOCs. Um MOOC para instigar discussões e reflexões sobre MOOCs.

O que eu preciso saber?

  • Não existem pré-requisitos para a realização deste curso.

Estrutura do Curso

  • O curso é auto-guiado. Você faz o curso no seu ritmo.
  • O curso termina com uma atividade prática, considerando MOOCs e o contexto no qual você está inserido!

  • Neste curso são utilizadas estratégias que dão ênfase ao processo de exploração e análise para que o conhecimento seja adquirido.

  • Por meio de vídeos curtos, estudos de caso, textos, questionários e discussões no fórum do curso, o estudante é instigado a refletir sobre suas próprias experiências, as experiências dos demais estudantes e analisar estudos de casos que o mundo oferece.
  • Com o conhecimento sobre a História e surgimento dos MOOCs, Tipos de MOOCs, Provedores e Plataformas, e com as ideias que surgirem a partir do curso, espera-se que cada estudante seja capaz de transformar, de alguma forma, o seu contexto e o contexto no qual está inserido.
  • Os tópicos principais são compostos por vídeos introdutórios (que apresentam o contexto geral e as atividades a serem realizadas pelos estudantes), vídeos intermediários e vídeos finais, que promovem a conclusão e reflexão sobre o conteúdo abordado.